Economia

Revogação de tarifas dos EUA: Amcham vê "efeitos imediatos para competitividade de empresas brasileiras"

Câmara Americana de Comércio para o Brasil ainda classifica decisão do governo Trump como "avanço importante rumo à normalização do comércio bilateral"

Imagem da noticia Revogação de tarifas dos EUA: Amcham vê "efeitos imediatos para competitividade de empresas brasileiras"
Café figura entre produtos que saíram do tarifaço de 40% imposto pelos EUA | Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) comemorou revogação das tarifas de 40% impostas pelo governo dos Estados Unidos a vários produtos nacionais e vê "efeitos imediatos para a competitividade das empresas brasileiras envolvidas".

Em nota divulgada na noite dessa quinta-feira (20), quando Donald Trump anunciou queda do tarifaço a diversas exportações agrícolas brasileiras, a Amcham também afirmou que decisão "representa um avanço importante rumo à normalização do comércio bilateral".

+ Setor de carnes celebra retirada das tarifas impostas pelos Estados Unidos

A entidade elogiou o que chamou de "resultado concreto do diálogo em alto nível entre os dois países" e reforçou que negociações precisam continuar para que sobretaxas a outros setores, como o de bens industriais, sejam eliminadas.

Retirada de tarifas sobre uma série de produtos do agronegócio brasileiro, como café, carnes bovinas e frutas, ocorreu quase um mês após encontro entre os presidentes Lula e Trump, na Malásia, em 26 de outubro. Essa reunião foi citada pelo mandatário norte-americano no anúncio de ontem.

+ "Ninguém respeita quem não se respeita", diz Lula sobre revogação das tarifas de Trump

Ao longo do mês, negociações entre Brasil e EUA se intensificaram em reuniões de diversas autoridades, com destaque para diálogos entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

Leia nota da Amcham Brasil:

"A Amcham Brasil avalia como muito positiva a decisão anunciada hoje pelo governo dos Estados Unidos de eliminar as sobretaxas de 40%, em vigor desde agosto, sobre um conjunto de produtos brasileiros — incluindo itens relevantes da pauta exportadora para o mercado americano, como café, carnes bovinas, frutas e óleos essenciais.

A medida representa um avanço importante rumo à normalização do comércio bilateral, com efeitos imediatos para a competitividade das empresas brasileiras envolvidas e sinaliza um resultado concreto do diálogo em alto nível entre os dois países.

Ao mesmo tempo, a Amcham reforça a necessidade de intensificar esse diálogo entre Brasil e Estados Unidos, com o objetivo de estender a eliminação dessas sobretaxas aos demais produtos ainda impactados — com destaque para bens industriais — e de aprofundar a cooperação bilateral em temas de interesse mútuo."

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade