Receita recebe 42,4 milhões de declarações do imposto de renda em 2024
Entrega superou as estimativas para o ano. Perdeu o prazo? Saiba como resolver pendência com o leão
As declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) superaram as expectativas para o ano e atingiram os 42,4 milhões em 2024. O número representa 102,9% das que foram entregues em 2023, que contou com 41,2 milhões de declarações enviadas.
+Imposto de Renda 2024: o que fazer se você perdeu o prazo?
A quantidade para o ano ainda pode ser maior: apesar do fim do prazo geral, nesta sexta-feira (31), residentes do Rio Grande do Sul têm um calendário diferenciado, e poderão acertar as contas com o leão até o fim de agosto.
A adequação para o estado se deu em resposta às mudanças enfrentadas por gaúchos frente às enchentes, que deixaram mais de 170 mortos até este sábado (1º).
No caso de contribuintes que apenas perderam a data, o processo de declaração será reaberto a partir da próxima segunda-feira (3), com a penalidade de multa.
O valor a ser pago varia da demora em acertar as contas, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% em casos de necessidade do pagamento de imposto. A Receita Federal recomenda que a situação seja regularizada o mais rápido possível.
O processo segue o mesmo como antes: por meio do programa Imposto de Renda 2024, do aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou pelo site da Receita Federal. O valor da multa é informado e há necessidade em se emitir um boleto, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Ele é disponibilizado após a declaração.
Mais declarações em 2024
A Receita atribuiu a possibilidade de aumento na quantidade de declarações à disponibilidade de formulários pré-preenchidos. A funcionalidade foi utilizada por 41% dos declarantes,
O número de envios pode ter subido este ano devido à maior disponibilidade de declarações pré-preenchidas, que facilitam todo o procedimento e alcançaram 75% dos contribuintes. No final, o recurso foi utilizado por 41% dos declarantes.