Quase 70% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais; veja como economizar
Segmentos de roupas, perfumes e calçados estão entre as principais opções de consumo
A maioria dos brasileiros pretende presentear no Dia dos Pais. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que observou que 68% dos consumidores devem comprar pelo menos um presente no período. Com isso, a expectativa é de que a data movimente R$ 25,56 bilhões no comércio.
Segundo o estudo, os principais presenteados serão pais (59%), esposos (19%) e irmãos (8%). Cerca de 32% dos consumidores pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Em média, os consumidores pretendem comprar até dois presentes para a data, totalizando um ticket médio de R$ 230.
Assim como no ano passado, o segmento de roupas é o preferido entre as possibilidades de presentes (47%), seguido de perfumes e cosméticos (35%) e calçados (27%). As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (69%), sobretudo shoppings centers (28%), enquanto 40% optam por fazer compras pela internet.
Apesar do desejo de presentear, a ideia também é economizar, já que 37% dos que querem gastar na data enfrentam dificuldades financeiras. Marcelo Simões, sócio fundador da Comtax, aconselha que fazer pesquisa de preço e se antecipar na hora da compra é uma das melhores estratégias para poupar dinheiro.
+ Bares e restaurantes esperam faturar até 20% mais com Dia dos Pais
“A internet nos traz bastante ferramentas e opções de busca e isso aumenta a possibilidade do consumidor buscar melhor alternativas e evidentemente, um equilíbrio dentro do seu planejamento orçamentário. Existem trocas de coleções, produtos que o varejista aproveita para fazer grandes promoções. Então é uma oportunidade de buscar melhores preços sem que o planejamento financeiro seja afetado”, diz Simões.
Confira outras dicas para economizar:
- Aproveite ofertas, cupons de desconto e cashback;
- Divida a compra com irmãos;
- Compare condições de pagamento (à vista ou parcelado);
- Não deixe para última hora.