Preço do frango cai 11% e Brasil bate recorde de exportação de carne de ave
Em dezembro, o Japão assumiu a liderança na compra do frango nacional
Bruna Macedo
O preço do quilo do frango caiu 15% em 2023, aponta uma pesquisa da Associação de Proteína Animal.
Segundo o levantamento, a produção de aves ficou mais barata por conta do preço da ração, que diminuiu. Em um supermercado de São Paulo, o quilo do frango está R$ 12 reais. Quando tem oferta, o valor cai para R$ 8,99.
A redução acompanhou a diminuição do preço do milho no ano passado (-36%). "O frango é uma proteína que depende muito do preço das rações, especialmente do milho. Tivemos safras muito boas no ano passado, tanto de milho quanto de soja. Além disso, com as rações mais baratas, os custos de criação dos animais reduziram", afirmou o economista da Fundação Getúlio Vargas-IBRE (FGV-IBRE) em entrevista ao SBT.
LEIA MAIS
Saiba quando o novo salário mínimo passa a ser pago
Taxa de desemprego global deve aumentar em 2024, diz Organização Internacional do Trabalho
Governo lança renegociação de dívidas ativas com desconto de até 70%
O preço mais competitivo fez com que o Brasil fechasse 2023 com recorde de exportação. Pela primeira vez, o país superou a marca de 5 milhões de toneladas enviadas ao exterior em 1 ano — uma alta de 6,6% em relação a 2022. O índice sinaliza uma tendência positiva para 2024.
Em dezembro, o Japão assumiu a liderança na compra do frango nacional. Em seguida, aparecem China, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.