Publicidade
Economia

Pivotando: "Quando você gera valor para o outro, você é valorizado", destaca Flávio Guimarães

Empresário, mentor e presidente da Corning América Latina conversou com João Kepler no 45º episódio do videocast do SBT News; assista!

Imagem da noticia Pivotando: "Quando você gera valor para o outro, você é valorizado", destaca Flávio Guimarães
Publicidade

"A vida é nossa, nós somos protagonistas da nossa vida, e eu queria ser protagonista no ambiente em que eu estava, eu queria realizar, foi isso que sempre me moveu", observou o empresário, mentor e presidente da Corning América Latina, Flávio Guimarães, em conversa com João Kepler, no 45º episódio do Pivotando.

Flávio Guimarães: "Humildade. Pede mais serviço. Eu traduzo assim: 'resolver problema cabeludo'. Então, hoje, quem está começando vá atrás de problema. Tem muita gente que fica apagando incêndio, enxugando gelo".

Autor do livro "A Escalada Corporativa", Flávio Guimarães relembrou, ao longo do bate-papo, toda sua trajetória profissional, desde o início como estagiário até chegar à presidência de uma multinacional, e destacou os aprendizados que adquiriu ao longo desta e jornada, que deram origem à obra e às mentorias de mesmo nome.

"A escalada corporativa, eu dividi em três pilares: é a base, a escalada e a transformação. A base é muito sobre autoconhecimento, inteligência emocional, você se conhecer, você entender quais são os seus valores, o que mexe no seu ponteiro, o que te tira do sério e como é que você controla isso, como é que você tem uma boa gestão emocional para construir relações de valor", explicou o empresário. "A escalada é sobre você gerar valor, resolver problemas cabeludos, é sobre alavancar essas relações. Quando você aprende esse ciclo, você está sempre gerando valor. Você aprende a escalar, a subida. Só que quando você chega no topo, chegar no topo é transformar, e não é mais transformar sozinho, é transformar mobilizando pessoas. Então, a transformação é a sua liderança autêntica".

O executivo também comentou sobre as principais dificuldades dos profissionais que buscam seu programa de treinamento. As queixas mais frequentes, segundo ele, são a estagnação na carreira e a falta de reconhecimento por parte dos gestores. "Muita gente chega para mim nas mentorias e fala: 'Eu estou estagnado. Eu estou há 3, 4 anos e não sou promovido. O meu chefe que não me promove, meu chefe não me valoriza. O RH'... a culpa é de todo mundo, menos da pessoa", relatou o empresário. "Eu faço um acordo com todo mundo que vem na minha mentoria: você vai ficar pelo menos 6 meses na sua empresa, porque a gente precisa descobrir se o problema está realmente na sua empresa, no seu chefe, ou está no seu jogo corporativo".

Flávio Guimarães: "Muitas vezes, não é o lado técnico, é você entender os outros, o interesse dos outros, as relações com os outros. Esse é o jogo político corporativo".

Durante a conversa, Flávio Guimarães deixou ainda diversas dicas para quem deseja fazer sua própria "escalada corporativa" e conquistar cargos mais altos dentro da instituição em que trabalha. O primeiro passo dessa pivotada, conforme explicou o empresário, é entender a dinâmica de interesses - o que descreveu como "construir o potinho do capital político" - e de geração de valor dentro da empresa.

"Tem três alavancas de valor dentro de um negócio: faturamento menos custo, isso é margem; a margem sobre o capital empregado na empresa, isso é o retorno do capital empregado. Então, quais são as três alavancas de valor? Se você está dentro de uma empresa e quer gerar valor, você quer aumentar o seu salário, você quer ganhar mais, você quer criar mais impacto, é muito simples: ou você faz algo que aumente o faturamento da empresa, ajude a empresa a vender mais; ou você diminui custo; ou você melhora a produtividade dos ativos", concluiu o convidado.

Flávio Guimarães: "Se você quer continuar recebendo o salário que você está recebendo, faz o seu job description. Agora, você quer ganhar mais? Quer ganhar protagonismo? Comece a entender onde estão as alavancas de valor, porque automaticamente, quando você gera valor para o outro, você é valorizado".

Assista ao bate-papo completo com o empresário, mentor e presidente da Corning América Latina, Flávio Guimarães, no 45º episódio do Pivotando:

O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade