Publicidade
Economia

Pivotando: O melhor lugar para começar a empreender é no CNPJ do outro, diz Geraldo Rufino

Fundador da JR Diesel é o convidado de João Kepler no 5º episódio do videocast do SBT News

Imagem da noticia Pivotando: O melhor lugar para começar a empreender é no CNPJ do outro, diz Geraldo Rufino
Geraldo Rufino e João Kepler
• Atualizado em
Publicidade

De catador de latinhas a proprietário da maior recicladora automotiva da América Latina. Uma história de sucesso que começou, literalmente, por acidente, mas que precisou de um ingrediente fundamental para que chegasse ao desfecho que teve: o pensamento positivo. Não é à toa que Geraldo Rufino é conhecido no ramo como "O empreendedor da positividade".

"Não foi uma grande ideia, foi um acidente de percurso. O acidente aconteceu, eu olhei para aquilo de forma positiva, e vi o que estavam fazendo nessa área, e vi que eu conseguia copiar e fazer melhor", contou o fundador da JR Diesel, em conversa com João Kepler, no 5º episódio do videocast 'Pivotando'.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para o empresário, que teve uma infância humilde, em uma comunidade da capital paulista, é essencial que, além do otimismo, o empreendedor mantenha os pés no chão. "Eu catava latinha. Gente, a importância do simples, de fazer o simples. Então, quando me perguntam, 'qual é a diferença entre ter a maior recicladora de caminhões e ônibus da América Latina - reciclar um caminhão ou ônibus a cada 3 horas -, eu costumo dizer que mudou o tamanho da lata. Porque, na realidade, são pessoas que fazem, e eu sou a mesma pessoa".

Geraldo Rufino também falou sobre sua ideia de empreendedorismo e defendeu que, antes de pensar em abrir o próprio negócio, o empreendedor deve começar preparar sua mentalidade, a adquirir conhecimento e, principalmente, a se organizar financeiramente, enquanto ainda estiver exercendo uma atividade remunerada - antes até de pensar em deixar um emprego com carteira assina.

"Ninguém investe em ideia, em projeto. A pessoa investe em negócio em andamento. Então, nesta hora, você precisa ter essa coisa da humildade de entender o seguinte: você quem precisa dar o primeiro passo. Arruma um emprego", indicou o empresário. "Porque quando você arruma um trabalho remunerado e trabalha para você, com paixão, é empreendedorismo. Agora, quando você vai lá achando que, só porque precisa do salário, ou só porque vão explorar você... aí é CLT".

"O melhor lugar que você tem para empreender, para quem está começando, é no CNPJ que não é seu. É arrumar um emprego. Porque, primeiro, você se prepara mentalmente para empreender, o seu cérebro para empreender, você se prepara para ser empreendedor", defendeu Rufino.

Com uma trajetória marcada por altos e baixos, seis falências, e incontáveis pivotadas, Geraldo Rufino se dedica, hoje, a compartilhar suas lições de vida para quem pensa em iniciar o próprio negócio. Com mais de 200 palestras por mês, ele já considerado um dos maiores mentores e palestrantes do país.

"Quando eu vou para uma palestra, eu falo um pouquinho de vida real, mas não é da minha história. É o que eu ando fazendo com a história. Quando eu olho no retrovisor, eu trago tudo que foi de bom e de ruim, e filtro aquilo. Só que depois, eu foco no para-brisa, porque é para lá que nós vamos. Gente, não importa onde vocês estão, é para onde é que vocês vão, qual que é o propósito", acrescenta Geraldo Rufino.

Assista ao bate-papo completo com o empresário Geraldo Rufino no 5º episódio do 'Pivotando': 


O viodecast 'Pivotando', com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade