O erro que aperfeiçoa e se instala
A pior forma de erro é aquele que transformamos em verdade e torna-se um negócio com fundamentos instáveis
Subestimamos a capacidade de aprimoramento do erro. Sim, você leu certo. O erro, quando não resolvido, não apenas persiste, ele se aperfeiçoa, evolui e se torna uma parte integrante e disfuncional de sua rotina.
+ Confira todas as colunas de João Kepler
É comum ver empresários e indivíduos se negando a enxergar e encarar seus erros.
A ideia de que algo deu errado é muitas vezes varrida para debaixo do tapete, escondida por justificativas, historinhas e ilusões.
- “Foi só um deslize”
- "Vou aprender com esse erro"
- “Da próxima vez será diferente”
Mas a verdade é que, sem uma abordagem direta e uma vontade de corrigir, o erro não só permanece, como se instala e o pior, aprimora.
A pior forma de erro é aquele que transformamos em verdade. Aceitar uma falha como parte do processo, sem uma análise crítica e correção, é como plantar uma semente que crescerá e se espalhará.
Essa aceitação cria um ambiente onde os erros se multiplicam e se tornam normas operacionais.
O resultado?
Um negócio operando com fundamentos instáveis e uma vida repleta de autoengano.
+ Por que os Investidores exigem fundadores full-time nas startups?
Deixar para resolver os problemas amanhã é o combustível que o erro precisa para crescer. Cada adiamento é uma oportunidade perdida de intervenção.
Cada dia que passa sem uma solução é um dia em que o erro se adapta e encontra novas formas de se infiltrar nas suas operações e se torna ainda mais difícil de erradicar.
A procrastinação, muitas vezes disfarçada de prioridades concorrentes, é a desculpa perfeita para não agir, e é assim que o erro persiste.
O erro que se aprimora é aquele que te faz mentir (até pra você mesmo). Sem a devida atenção, os pequenos problemas se transformam em grandes desastres.
Eles se infiltram nos processos, se adaptam às novas regras e se tornam cada vez mais difíceis de identificar. Por isso, o erro precisa ser encontrado e corrigido abruptamente.
+ Assista todas as edições do programa Pivotando
Imagine uma pequena briga em um dia. Inicialmente, parece apenas um pequeno desentendimento, fácil de ignorar. Mas, ao invés de resolver a questão, você simplesmente deixa passar, acreditando que ela se resolverá com o tempo.
No entanto, os dias passam e as pequenas brigas continuam, se tornando até uma rotina.
Assim é com os erros: uma pequena falha não corrigida de maneira efetiva pode se transformar em um grande problema, que, ao se tornar parte do cotidiano, pode eventualmente não ter mais solução saudável, como em uma espiral negativa.
+ Leia todas as notícias sobre João Kepler
Romper esse ciclo de aprimoramento do erro requer uma mudança radical de atitude. É necessário um compromisso com a transparência, com a verdade e uma vontade de enfrentar a realidade, por mais dolorosa que ela possa ser. "doa a quem doer".
Por quê?
Porque o erro evolui em silêncio, até que se torna um padrão dentro da sua vida e do seu negócio. A solução está numa abordagem proativa e sistemática para identificar e resolver.
O erro não precisa ser um inimigo imbatível. Quando enfrentado e corrigido rapidamente, ele pode se tornar uma ferramenta poderosa de aprendizado e crescimento.
Mas, ao ser ignorado, deixado passar e evoluir, ele se tornará uma força destrutiva, se aprimorando até dominar seu negócio e sua vida com consequências desastrosas.
Provocativo? Sim.
Necessário? Mais do que nunca.
Identifique e encare seus erros hoje, antes que eles passem a te prejudicar.
Pense nisso!