Número de estagiários acima dos 50 anos quintuplica no Brasil; entenda
Inclusão de profissionais maduros em estágios reflete mudanças demográficas e aposta na diversidade no mercado de trabalho
SBT Brasil
O número de estagiários com mais de 50 anos no Brasil aumentou 518% entre 2021 e 2024, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Estágios. Atualmente, mais de 3 mil brasileiros com mais de 50 anos ocupam vagas de estágio. Esse crescimento reflete tanto uma transformação demográfica, com as pessoas vivendo mais e com mais saúde, quanto uma nova visão inclusiva por parte das empresas.
+ Profissões do futuro: tecnologias lideram as tendências no mercado de trabalho
Senise Donizeti Antonangeli, de 60 anos, é um exemplo dessa mudança. Após se aposentar, decidiu não ficar em casa e voltou à sala de aula para cursar História. Durante a graduação, recebeu uma oportunidade inesperada: um estágio em um colégio. "Quando fui para a entrevista, não tinha expectativa nenhuma, mas em 15 minutos já me disseram para trazer os documentos. Foi como ter a chance que eu queria aos 20 e nunca tive", conta.
Paulo Moraes, de 51 anos, também decidiu se reinventar e voltou ao mercado como estagiário na área de engenharia civil. Ele acredita que sua bagagem profissional anterior ajudou na transição: "Trago uma mente aberta. Gosto de aprender e acho que tudo que queremos é possível aprender."
Apesar dos desafios, como enfrentar preconceitos iniciais, Paulo acredita que a maturidade ajuda a superar barreiras e se destaca como um diferencial no ambiente de trabalho. "Tive conflitos no começo, mas consegui superar com o apoio dos gestores", relata. Ele também ressalta a tranquilidade para lidar com problemas e o prazer de enfrentar novos desafios nesta fase da vida.
+ 14 milhões de profissionais precisarão estudar para manter seus empregos, diz estudo
Segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente da Associação Brasileira de Estágios, muitas dessas pessoas têm mais tempo disponível, saúde e estabilidade financeira para voltar a estudar e estagiar.
As empresas também estão percebendo os benefícios dessa diversidade etária. Mencaci aponta que profissionais mais experientes podem trazer inovação ao mercado. "Ter pessoas com mais idade e maturidade nas equipes pode gerar ideias que antes não eram pensadas. A diversidade dentro de uma empresa é a base para a inovação", destaca.