Publicidade
Economia

Mesmo com queda em dezembro, indústria cresce 3,1% em 2024, diz IBGE

Alta foi puxada por crescimento nos setores de bens de capital e consumo duráveis

Imagem da noticia Mesmo com queda em dezembro, indústria cresce 3,1% em 2024, diz IBGE
Fabrica da Volks em Taubaté, interior de São Paulo
Publicidade

A indústria brasileira encerrou 2024 com crescimento de 3,1%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (5). Apesar do avanço no acumulado do ano, o órgão registrou uma queda de 0,3% em dezembro se comparado ao mês anterior – marcando o terceiro mês consecutivo de retração.

O resultado positivo de 2024 reflete o desempenho consistente em boa parte do ano, impulsionado principalmente pelos segmentos de bens de capital e bens de consumo duráveis, que cresceram 9,1% e 10,6%, respectivamente.

+ Lula diz que vai discutir preço da carne com empresários nesta semana

Em dezembro, a produção industrial enfrentou dificuldades, com retração em três das quatro grandes categorias econômicas. Entre as principais influências negativas destacaram-se os setores de máquinas e equipamentos (-3,0%) e produtos de borracha e material plástico (-2,5%).

Ainda assim, a comparação com dezembro de 2023 mostra avanço de 1,6%, mantendo uma sequência de sete meses de alta nessa base de comparação. O desempenho industrial no quarto trimestre de 2024 também foi expressivo, com alta de 3,1% frente ao mesmo período de 2023.

+ Haddad entrega ao Congresso lista de projetos prioritários, como isenção do IR e fim dos supersalários

Com a produção 1,3% acima do patamar pré-pandemia, a indústria brasileira ainda enfrenta desafios para recuperar o nível recorde registrado em maio de 2011, atualmente 15,6% abaixo daquele patamar.

Publicidade

Assuntos relacionados

Indústria
IBGE
Economia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade