Mercado estima queda de juros a 9% no fim de 2024 e diminui previsão da inflação
Atualmente, juros estão em 11,75% ao ano; veja as previsões de economistas consultados pelo Banco Central
Estimativas do mercado apontam para uma queda na taxa de juros, a Selic, no ano que vem. O Boletim Focus divulgado nesta terça-feira (26.dez) prevê que o índice caia para 9% ao ano até o fim de 2024. Atualmente, os juros estão em 11,75%.
Economistas de bancos consultados semanalmente na pesquisa do Banco Central também projetam que a inflação será menor ao fim de 2023 do que se esperava no início do ano. A nova estimativa coloca o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 4,46%. Antes, a previsão era de uma alta de preços de 4,49%. Para o ano que vem, a redução foi maior. Os especialistas consultados preveem uma alta de 3,91% nos preços.
O IPCA é uma das principais referências para medir a inflação no país. O valor leva em conta as mudanças de preços no comércio. O resultado serve de base para comparar as mudanças de preços no dia a dia. Quanto menor, mais perto o preço estará do valor original.
Com a redução do índice, a projeção fica abaixo do teto da meta da inflação para o ano: o limite é de 4,75%. Mas fica acima do ideal estabelecido pelo governo, que é o centro da meta, fixado em 3,25%.
PIB
A projeção do Banco Central estima um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 1,52% no ano que vem. Para 2023, a estimativa se mantém em 2,92%.