Mais de 70% dos bares e restaurantes esperam maior faturamento com Dia dos Namorados
Data deve trazer alívio para o setor, que vem enfrentando dificuldades devido à inflação
O Dia dos Namorados, comemorado na próxima quarta-feira (12), deve aquecer o faturamento de bares e restaurantes no Brasil. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos donos estimam um ganho maior na data, sendo que 66% esperam faturar até 30% mais do que no ano passado.
A data deve trazer um alívio para o setor. Isso porque, em abril, cerca de 26% dos estabelecimentos trabalharam com prejuízo, número 1% acima do registrado em março. Ao todo, 38% ficaram em equilíbrio financeiro, enquanto 36% reportaram lucro.
Quando questionados sobre a capacidade de reajustar os preços dos cardápios para acompanhar a inflação, 18% dos empresários disseram ter conseguido reajustar os valores, mas abaixo da inflação, 34% para acompanhar a inflação e 10% acima da inflação. Outros 38,0% dos empresários afirmaram que não conseguiram reajustar os preços.
"O Dia dos Namorados é uma data crucial para muitos estabelecimentos, e estamos confiantes de que este ano trará resultados positivos na maioria do país”, disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel. “No entanto, é claro que temos de citar o Rio Grande do Sul, onde a situação é gravíssima e precisa de atenção", pontuou.
+ PIB brasileiro cresce 0,8% no primeiro trimestre de 2024, diz IBGE
Em relação ao estado gaúcho, 53% dos 131 empresários ouvidos disseram já ter trabalhado em prejuízo em abril. O quadro se agravou em maio, quando as cheias tomaram várias cidades e boa parte da capital, o que provocou uma “queda brutal no faturamento” e, consequentemente, um grande impacto no pagamento de salários.