Economia

INSS nega volta de descontos em contracheques de aposentados e pensionistas

Instituto bloqueou medida após início da operação que investiga fraudes em repasses

Imagem da noticia INSS nega volta de descontos em contracheques de aposentados e pensionistas
Frente de agência da Previdência (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) negou nesta quinta-feira (12) que tenha voltado a aplicar descontos associativos nos contracheques de aposentados e pensionistas. Segundo o órgão, desde o final de abril, todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades associativas foram suspensos, o que bloqueou qualquer tipo de desconto desse tipo nos benefícios previdenciários.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A medida foi adotada após o início da operação “Sem Desconto”, que investiga fraudes em repasses a essas entidades. Com a suspensão, o INSS afirma que nenhum beneficiário será prejudicado e que os valores descontados sem autorização serão devolvidos.

A primeira etapa do ressarcimento já foi concluída. Segundo o instituto, R$ 292 milhões foram devolvidos a aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em abril.

Para solicitar a devolução, os beneficiários devem informar se autorizaram ou não o desconto e fazer o pedido pelo aplicativo ou site Meu INSS, pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência dos Correios.

O INSS também disse que não realiza ligações nem envia SMS para tratar do reembolso. O contato com os beneficiários é feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvida, o órgão orienta que os segurados busquem informações apenas por canais oficiais.

Últimas Notícias