Haddad e Leite discutem renegociação da dívida gaúcha com a União nesta segunda
Além disso, presidente Lula deverá anunciar novas medidas de apoio ao RS nesta terça-feira (14)
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devem se reunir por videoconferência nesta segunda-feira (13), para tratar da renegociação da dívida gaúcha com a União.
Além disso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem anúncio previsto para esta terça-feira (14), com novas medidas de apoio ao estado após a tragédia climática que afetou cerca de 2 milhões de pessoas.
As duas agendas foram antecipadas pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, durante entrevista coletiva neste sábado (11). Ainda segundo ele, Lula deve voltar ao Rio Grande do Sul, mas não confirmou uma data exata para o retorno.
Eduardo Leite já se manifestou publicamente pela suspensão da dívida do RS com a União. Ele avalia que o estado precisa ter fôlego financeiro e capacidade para se reerguer após a tragédia.
Haddad, por sua vez, confirmou que as conversas com Leite sobre a dívida já começaram, e afirma não se opor ao mérito da ideia, mas precisa discutir o formato da renegociação, para evitar problemas burocráticos.
Na mesma entrevista deste sábado (11), a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, disse ainda que a pasta conversa com o governo do RS para viabilizar o repasse de territórios indígenas para demarcação, de modo a abater parte da dívida gaúcha com a União.