G20 "tem impacto em coisas fundamentais, como o preço dos alimentos", diz sherpa do Brasil
Para Mauricio Carvalho Lyrio, o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza durante o G20 é uma vitória do Brasil
O embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no G20, falou com o SBT sobre a importância do encontro das maiores economias do mundo.
+ G20 no Rio de Janeiro: Tudo o que você precisa saber sobre o evento
Questionado sobre como o G20 impacta a vida das pessoas no cotidiano, o embaixador afirma que o evento "tem a ver com a vida de qualquer cidadão".
"O que nós discutimos aqui tem um impacto em coisas fundamentais, como o preço dos alimentos, a qualidade da educação, da saúde, se temos pessoas passando fome ou não", diz.
"O G20 é o grupo que tem as maiores economias do mundo, que consegue fazer com que país que são rivais sentem em torno da mesa e conversem sobre esses temas", completou Lyrio.
+ Questões ambientais ignoradas pelo G20 podem custar 18% do PIB global em 2050
Para o embaixador, o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza durante o G20 é uma vitória do Brasil.
"O que o Brasil traz é uma experiência própria, de país em desenvolvimento que conseguiu superar a fome, com programas sociais abrangentes e que pode articular uma grande iniciativa internacional para que outros países tenham o mesmo benefício", afirma.
Sherpas são os representantes dos chefes de Estado e de governo dos países membros do G20. O nome é uma referência a etnia xerpas, que vive no alto do Himalaia, no Nepal, e guia alpinistas até o topo do Monte Everest.