Festas juninas devem movimentar mais de R$ 318 milhões em SP
Estado espera receber 466,4 mil turistas entre os meses de junho e agosto
As tradicionais festas juninas se tornaram indutoras de viagens em todo o Estado de São Paulo. Segundo dados da Secretaria de Turismo e Viagens, os eventos devem atrair 466,4 mil turistas entre os meses de junho e agosto, gerando uma movimentação econômica direta de R$ 318,8 milhões. Ao todo, 300 municípios receberão as festas.
Entre as mais procuradas estão as festas juninas do município de Votorantim, localizado em Sorocaba, celebradas há mais de cem anos. Com shows sertanejos e comidas típicas, a previsão é receber um público de 500 mil pessoas. Outro arraiá bastante visado é o do Centro de Tradições Nordestinas, na capital, que deve contar 300 mil visitantes.
Conforme o cronograma, 33 festas juninas estarão disponíveis por todo o mês de junho na cidade de São Paulo. A maior parte dos eventos se concentra no centro do município e conta com iguarias típicas, quadrilhas e música ao vivo.
“As festas juninas, além de preservar tradições, valorizam a cultura e estimulam as viagens. Os arraiás aquecem o turismo de compras, movimentam os restaurantes, além do setor hoteleiro e do transporte rodoviário, gerando um ambiente de expectativas positivas para a economia no período”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
+ Abertura de São João de Caruaru reúne artistas em Pernambuco
Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas são a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, atrás apenas do Carnaval. De origem pagã, as festas juninas hoje estão associadas a santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Muitas acontecem em espaços de igrejas, conhecidas como quermesses, outras são realizadas pelas prefeituras municipais.