Publicidade
Economia

Faturamento da indústria cresce 5,6% e registra maior alta em 14 anos, aponta CNI

Mercado de trabalho industrial subiu 2,2% em 2024, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria

Imagem da noticia Faturamento da indústria cresce 5,6% e registra maior alta em 14 anos, aponta CNI
A massa salarial encerrou o ano com crescimento de 3%, e o rendimento médio dos trabalhadores teve uma alta de 0,8% | Reprodução
Publicidade

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 5,6% em 2024, marcando a maior alta desde 2010, de acordo com os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (7). Apesar da queda de 1,3% em dezembro, o desempenho positivo do setor ao longo do ano reflete uma demanda aquecida por bens industriais.

Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o resultado foi impulsionado por fatores como um mercado de trabalho aquecido, expansão fiscal e aumento das concessões de crédito. "A combinação desses impulsos manteve o consumo e o investimento fortes, refletindo diretamente no faturamento da indústria", afirmou.

+ Mesmo com queda em dezembro, indústria cresce 3,1% em 2024, diz IBGE

Além do faturamento, o número de horas trabalhadas na produção também teve um avanço significativo, com alta de 4,2% em relação a 2023. Contudo, horas trabalhadas quanto à Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registraram quedas de 1,3% e 0,8 ponto percentual, respectivamente, no mês de dezembro.

O mercado de trabalho industrial também apresentou resultados positivos: houve um aumento de 2,2% nos postos ao longo de 2024. A massa salarial encerrou o ano com crescimento de 3%, e o rendimento médio dos trabalhadores teve uma alta de 0,8%, apesar de uma ligeira queda de 0,5% em dezembro.

Publicidade

Assuntos relacionados

Economia
Indústria
emprego
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade