Ex-presidente do BC, Campos Neto assumirá cargo no Nubank em julho
Economista será vice chairman e chefe global de políticas públicas, além de assumir um assento no conselho de administração

Ellen Travassos
O Nubank anunciou nesta terça-feira (6) que convidou o ex-presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto para assumir os cargos de vice-chairman e chefe global de políticas públicas.
De acordo com a instituição financeira, Campos Neto – que presidiu o Banco Central de fevereiro de 2019 a dezembro de 2023 – assumirá os novos cargos em 1º de julho, data que marca o fim do período de quarentena que ele é obrigado a cumprir. A norma impede que ex-dirigentes da autoridade monetária atuem no setor privado antes de completar seis meses fora do BC.
+ Vai comprar no Dia das Mães? Veja como evitar golpes e fraudes
Em nota oficial, o banco afirmou que Campos Neto se reportará diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank, e ajudará no programa de expansão internacional da instituição e no relacionamento com reguladores financeiros globais.
Em sua nova função, Campos Neto também será o representante institucional da Nu Holdings em fóruns e organismos financeiros internacionais. Outra frente de atuação será o aperfeiçoamento das análises de risco e econômicas para as operações do banco no Brasil e em outros mercados latino-americanos.
"Damos as boas-vindas a Roberto Campos Neto, que tem sido um dos principais pensadores do mundo sobre como usar a tecnologia para avançar os sistemas financeiros locais por meio de sistemas como o Pix e o Open Finance", disse em comunicado o CEO do Nubank, David Vélez.
Segundo a instituição, a gestão de Campos Neto no BC foi decisiva para promover a inclusão bancária de milhões de brasileiros, ampliar a concorrência no setor e implementar avanços regulatórios que impulsionaram o crescimento das fintechs no país. A nota destaca que essas mudanças estruturais modernizaram o ambiente financeiro nacional, criando condições para maior participação de novos players no mercado.