Desemprego cai para 6,9%, menor índice do trimestre em dez anos, diz IBGE
A população ocupada registrou recorde da série histórica iniciada em 2012, com 101,8 milhões de brasileiros em atividade econômica
A taxa de desemprego recuou para 6,9% nesse trimestre encerrado em junho de 2024, diminuindo 1 ponto percentual, em relação ao período de janeiro a março deste ano. Essa foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em junho, desde 2014, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (31).
Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 1,1 ponto percentual. Veja:
A população desocupada, que são as pessoas que não exerciam nenhuma atividade econômica, sendo informal ou formal, passou de 8,6 milhões de brasileiros para 7,5, recuando 12,5%, em relação ao trimestre anterior. Essa foi a menor quantidade de desempregados desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.
Com isso, a população ocupada registrou recorde da série histórica iniciada em 2012, com 101,8 milhões de brasileiros em atividade.
Dos ocupados, 38,6% estão em situação de informalidade, o equivalente a cerca de 39 milhões de pessoas. Em três meses, houve uma redução de 0,3 ponto percentual nessa categoria.
Carteira assinada
O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 38,3 milhões. Já os sem a CLT, no mesmo setor, ficou em 13,7 milhões. O número de pessoas nessas duas categorias registrou recorde na série histórica, iniciada em 2012.