Governo realiza leilão para compra de arroz na próxima semana
Objetivo é garantir reduzir impacto em preço e garantir oferta após enchentes do Rio Grande do Sul, principal área produtora no país
Larissa Soler
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta semana as regras para o leilão de compra do arroz beneficiado, que deve ocorrer no dia 21 de maio. Nesta etapa, deverão ser importadas cerca de 104.034 mil toneladas do alimento. O objetivo é diminuir o impacto econômico e social causado pela tragédia no Rio Grande do Sul. O estado é um dos maiores produtores do alimento, básico na dieta do brasileiro, e a destruição causada pelas chuvas pode levar a uma redução no estoque do arroz no país e um aumento exorbitante de preços.
Na semana passada, o Poder Executivo autorizou a Companhia, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a importar até 1 milhão de toneladas de arroz, caso seja necessário.
O leilão irá ocorrer de forma remota e um edital publicado pelo órgão detalha as regras sobre as características dos produtos a serem oferecidos, assim como a obrigatoriedade de padronização de embalagens.
*Estagiária sob supervisão de Letícia Sorg