Publicidade
Economia

IOF já está menor para compras com cartão de crédito no exterior

Redução gradual da tributação tem cronograma até zerar o imposto em 2028; taxa atual é de 4,38%

Imagem da noticia IOF já está menor para compras com cartão de crédito no exterior
Publicidade

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras no exterior com cartão de crédito já está menor. De 5,38%, a cobrança passa agora a ser de 4,38%, um ponto percentual a menos. A redução faz parte da estratégia do governo brasileiro para atender às exigências para entrada na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e prevê zerar o imposto até 2028. Veja abaixo o cronograma das reduções a partir de agora.

  • 4,38%: a partir de 2 de janeiro de 2024;
  • 3,38%: a partir 2 de janeiro de 2025;
  • 2,38%: a partir 2 de janeiro de 2026;
  • 1,38%: a partir 2 de janeiro de 2027;
  • zero: a partir de 2 de janeiro de 2028.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Ministério da Fazenda prevê uma diminuição da carga tributária de R$ 1,400 bilhões até 2025. A mesma medida vale para a transferência de valores para o exterior e para saques internacionais.

Mais vantagem

Na opinião dos analistas, apesar de reduções de impostos serem sempre bem-vindas pelos contribuintes, vale a pena considerar alternativas a comprar no exterior com cartão de crédito. A opção de usar contas internacionais, que podem ser movimentadas e abastecidas convertendo-se a moeda brasileira para depósitos em euros ou dólares, por exemplo, cobra menos imposto. Em alguns casos, a margem chega a 1,10% - o que é bem inferior mesmo ao que é cobrado agora pelos cartões.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade