Comércio cresce 0,9% em abril, diz IBGE
Acumulado do ano chegou a 4,9%, enquanto nos últimos 12 meses, somou 2,7%
O comércio varejista cresceu 0,9% em abril, em relação a março, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (13). O acumulado do ano chegou a 4,9%, enquanto nos últimos 12 meses, somou 2,7%.
Cinco das oito atividades avançaram na série com ajuste sazonal. Destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%), Móveis e eletrodomésticos (2,4%), Combustíveis e lubrificantes (2,2%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,6%).
Por outro lado, houve resultados negativos em dois setores em relação a março: Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,7%). Já atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentou estabilidade (0,0%) nessa comparação.
Segundo Bimestre
Comprando o segundo bimestre deste ano com o mesmo período de 2023, o varejo avançou 4%.
Vendas cresceram em 18 unidades da Federação
Em relação a março, as vendas cresceram em 18 unidades federativas. Destaque para: Rondônia (5,1%), Roraima (4,5%) e Amapá (3,7%). Por outro lado, nove unidades da federação ficaram no campo negativo, com destaque para: Maranhão (-1,4%), Bahia (-1,2%) e Paraíba (-1,1%).