Chegada da Páscoa vira oportunidade de renda extra
Produção de chocolate deve superar os últimos dois anos
A época mais gostosa do ano está chegando: a Páscoa. E, para muita gente, além do sabor, a data representa uma oportunidade de aumentar o faturamento. A expectativa da indústria de chocolate é que a produção em 2024 supere a dos últimos dois anos. A corrida é contra o tempo para dar conta de todos os pedidos.
Para a confeiteira Janaína Silva, o dia começa cedo e demora para acabar: "5h30 da manhã tô acordada. Até 22h, 23h... período de Páscoa eu às vezes até viro o dia.. Dependendo da encomenda, eu tô virando o dia. Tem que estar tudo pronto, tudo lindo, pros clientes comerem ovos de Páscoa bem gostosos."
Empreender na Páscoa
O que começou como renda extra, virou trabalho para muitos. Janaína bateu o recorde de vendas no ano passado e quer mais este ano. "Quero pelo menos uns 1.500 aí. Vou trabalhar muito pra isso, mas pelo menos uns 1.500 ovos pra ser uma Páscoa maravilhosa."
E não é só ela. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, em 2023, houve um aumento de 6% na produção em todo o país. A expectativa é que 2024 supere os últimos dois anos.
Capacitação para o sucesso
Com a possibilidade de se tornar um empreendedor e ganhar uma renda extra, muita gente vai atrás de capacitação. Um curso na zona sul de SP oferece 300 aulas por mês e a procura é grande.
Para a confeiteira Valquíria Silva, não é necessário muito paa começar: "Com 1 kg de chocolate e uma forminha você começa o seu negócio. Ninguém vai ficar bravo se você oferecer chocolate. E você consegue triplicar, quadruplicar o dinheiro que você investiu."
Há mais de 20 anos ministrando aulas, a confeiteira Valquíria já viu muitos alunos se transformarem em grandes empreendedores. "Todo mundo quer um ovo, né? Qual é a pessoa que não quer ganhar um ovinho? Então dá pra ganhar um bom dinheiro. Eu mesma já vi pessoas que, pela Páscoa, conseguiram fazer viagem internacional, comprar um carro com o dinheiro da Páscoa."
Novos rumos
De acordo com o Sebrae, nos últimos 5 anos, foram criadas cerca de 1.700 empresas no seguimento.
Kelly Tocaccelli é coordenadora de RH e começou com o chocolate como hobby. Agora, ela pensa em montar a própria empresa. "Por ser uma coisa fácil, é uma coisa que eu gosto, me faz bem e eu consigo ter um retorno financeiro. Então eu vou juntar o útil ao agradável né."