Caixa começa a pagar FGTS do saque-aniversário na quinta depois do Carnaval
Governo deve publicar medida provisória com regras para resgate do saldo na sexta (28)

Nathalia Fruet
A Caixa Econômica Federal deve iniciar na quinta-feira depois do Carnaval, dia 6 de março, o pagamento do saldo do saque-aniversário daqueles trabalhadores que foram demitidos a partir de janeiro de 2020 e que ficaram com o dinheiro retido nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Serão 12 milhões de trabalhadores beneficiados com a ação, e o governo espera injetar R$ 12 bilhões na economia com a mudança.
+ Entenda o que muda no saque-aniversário do FGTS e como garantir acesso ao saldo
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, garantiu, em entrevista à imprensa em São Paulo, que a liberação do dinheiro não irá causar desequilíbrio no FGTS que financia a casa própria.
Pelas regras, não serão todos os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário que poderão resgatar o dinheiro bloqueado, só aqueles demitidos até a data da publicação da medida provisória (MP), o que deve ocorrer na sexta-feira (28).
Ainda conforme a Caixa, como o número de trabalhadores com carteira assinada está crescendo, o número de novos depósitos no FGTS vai compensar o valor resgatado.
Segundo o banco, 85% dos trabalhadores que terão direito ao resgate poderão fazer a liberação do dinheiro pelo aplicativo da Caixa, sem precisar ir até uma agência bancária.