Banco Central reduz projeção de crescimento do PIB para 1,9% em 2025
Expectativa anterior da autoridade monetária era de 2,1%; em 2024, economia cresceu 3,4%

SBT News
O Banco Central (BC) diminuiu de 2,1% para 1,9% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025. A expectativa é de uma desaceleração econômica neste ano.
+ Ata do Copom vê alta de 1 ponto nos juros como "adequada" e alerta para inflação
Em 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que PIB cresceu 3,4%. Segundo o BC, essa mudança "reflete uma redução no crescimento esperado para os setores mais cíclicos".
O Relatório de Política Monetária, elaborado pelo Banco Central, afirma que a desaceleração está relacionada à política monetária mais contracionista. A taxa básica de juros, Selic, subiu para 14,25% ao ano em março, maior patamar desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
+ IPCA-15: preços sobem 0,64% em março, impactados por alimentação e combustíveis
"A desaceleração esperada continua associada à política monetária mais contracionista [aumento dos juros], ao menor impulso fiscal, ao reduzido grau de ociosidade dos fatores de produção e à moderação do crescimento global. Todavia, a incerteza em torno do cenário central aumentou, considerando fatores externos e domésticos", diz o relatório.