Publicidade
Economia

Auxílio de transição do Bolsa Família será suspenso a partir do próximo mês

Após dois anos em vigor, benefício transitório do Auxílio Brasil para o Bolsa Família deixa de ser pago a 166 mil famílias a partir de junho

Imagem da noticia Auxílio de transição do Bolsa Família será suspenso a partir do próximo mês
Grupo de Trabalho deve apresentar medidas para barrar uso de benefício em apostas virtuais | Reprodução
Publicidade

O Benefício Extraordinário de Transição (BET), criado para compensar famílias que receberam valores menores no Bolsa Família em comparação ao Auxílio Brasil, será descontinuado a partir de junho. A medida está prevista no Decreto nº 12.064/2024, que estabeleceu desde o início que o benefício teria caráter temporário.

+ Alckmin rebate críticas e defende consignado CLT para "melhorar renda" do trabalhador

O BET foi implementado em junho de 2023 com prazo determinado, e sua extinção ocorreria se os repasses do Bolsa Família superassem os valores pagos até maio daquele ano. Atualmente, cerca de 166 mil famílias ainda recebem o auxílio, o que corresponde a apenas 0,8% do total de beneficiários do programa.

Neste mês de maio, o Bolsa Família será pago a partir do dia 19, e o BET ainda será depositado normalmente. No entanto, a partir de junho, o benefício extra deixará de ser liberado.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o período de vigência do BET (junho/2023 a maio/2025) foi definido com base no ciclo de atualização do Cadastro Único, que ocorre a cada 24 meses. Com o encerramento desse ciclo, o governo considera que o ajuste financeiro não é mais necessário.

Em abril, o Bolsa Família chegou a mais de 20,4 milhões de lares, com um investimento de cerca de R$ 13,7 bilhões. O benefício médio pago foi de R$ 668,73.

Ao todo, cerca 53,8 milhões de pessoas foram beneficiadas Entre elas, estão 16,2 milhões de crianças de até 11 anos e outros 7,6 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos.

Os pagamentos são realizados de forma escalonada nos últimos 10 dias úteis do mês, conforme o Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade