Publicidade
Economia

Bom humor com juros faz Ibovespa ter dia histórico; veja por quê

Negócios chegaram a passar dos 131 mil pontos, nível inédito para a bolsa brasileira; alta foi de 1,06%

Imagem da noticia Bom humor com juros faz Ibovespa ter dia histórico; veja por quê
Mercado financeiro
• Atualizado em
Publicidade

A Bolsa de Valores de São Paulo viveu dia de movimento histórico, nesta 5ª(14.dez). Logo depois da abertura dos negócios, o Ibovespa atingiu a marca histórica de 131.239 pontos. Otimismo gerado pela confirmação de um novo corte nos juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central - foi a quarta redução consecutiva de 0,50 ponto percentual desde agosto - que reduziu a taxa Selic para 11,75% ao ano. E mais. Com o comunicado da direção do BC fazendo clara sinalização no sentido de que os cortes continuam. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

E teve mais. A decisão pelo Banco Central dos Estados Unidos de manter a taxa de juros deles onde já estava - no intervalo entre 5,25% ao ano e 5,50% a.a.-, que já tinha sido bem recebida na 4ª(13.dez), seguiu dando "aquela moral" para o pregão paulista. Mais do que a manutenção dos juros, foi a possibilidade de um início de cortes de juros em 2024 nos EUA que pesou - para o bem. Ao final do dia, a Bolsa de São Paulo marcou alta de 1,06% aos 130.842 pontos, igualmente nova marca inédita: o recorde anterior era de 130.776 pontos, de junho de 2021.  

Ibovespa

Por que subiu?

Quando os Bancos Centrais dos países se decidem por cortar os juros básicos da economia, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar, o investimento do pacote da "Renda Fixa" fica um pouco menos atraente para quem quer aplicar o dinheiro ali. Os papéis em renda fixa tem rendimentos ligados a uma série de índices da economia, e podem até ser "previstos" quando o investidor fecha um contrato desse tipo. Assim, o risco de ter prejuízo com essa aplicação é muito menor - mas o rendimento sobre o capital investido também pode ser menor. 

Já a Bolsa é um investimento de "renda variável", que oscila muito enquanto o dinheiro está parado lá; pode ter alta explosiva, mas pode também derreter rapidamente. É isso que é o chamado risco da Bolsa de Valores: e ele é bem mais difícil de prever. Mesmo assim, com juros menores pra remunerar a renda fixa, mais gente pode escolher investir na Bolsa, mesmo tomando mais risco. Se as coisas da economia dão sinais de que estão melhorando, o investidor deixa mais dinheiro na renda variável e o movimento é positivo. 

Nesta 5ª(14.dez), o bom humor elevou bastante o volume financeiro movimentado: R$ 34,2 bilhões. No câmbio, a moeda americana fechou estável cotada para venda a R$ 4,91.

Leia também

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade