Teto de juros do consignado a beneficiários do INSS cai para 1,80%
Novos limites foram aprovados pelo Conselho Nacional de Previdência Social
Guilherme Resck
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta 2ª feira (4.nov), nova redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). O limite para o empréstimo com desconto em folha passará de 1,84% para 1,80%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No caso das operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo irá de 2,73% para 2,67%.
Segundo o Ministério da Previdência Social, "as mudanças acompanharam a redução da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC)". Atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25% ao ano, patamar ao qual foi reduzida pelo Copom em 1º de novembro.
Os novos tetos de juros dos consignados começarão a valer após o período de cinco dias úteis, contado a partir da publicação da resolução do CNPS. Quando começarem a valer, os bancos e instituições financeiras não poderão ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas acima dos novos limites.
A aprovação hoje veio em reunião extraordinária dos conselheiros do CNPS. A única pessoa a votar contra as reduções foi o representante do setor financeiro. Houve 14 votos a favor das bancadas dos trabalhadores, aposentados e dos empregadores.
Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, as taxas dos consignados para os beneficiários do INSS precisam continuar caindo. "Se na próxima reunião do Copom houver redução da taxa Selic, iremos propor a redução do teto de juros do consignado mais uma vez", acrescentou.
Veja também: