Lojas físicas de telefonia podem cair de 2,8 mil para 789
Anatel atualizou o limite mínimo de lojas de operadoras como a TIM, Vivo e Claro
Alegando que as empresas de telefonia poderão reduzir os custos de operação e focar nos atendimentos remotos, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta 2ª feira (6.nov) a possibilidade das prestadoras reduzirem em mais de 71% a atual rede de lojas físicas que atendem os consumidores.
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A agência estabeleceu que as empresas só serão obrigadas a ter uma loja em cada região que tenha 100 mil usuários ativos. Até então, as operadores deveriam manter atendimento presencial para cada região com 100 mil habitantes ou mais.
O atendimento nas lojas físicas em 2022 representou 24,85% do total no país. Em 2021, esse percentual foi de 26,50%, segundo balanço da Anatel.
De acordo com o conselheiro da Agência Vicente Aquino, a redução do número de lojas pode afetar principalmente os consumidores mais idosos. "Eu entendo que a redução de custos se faz necessária para as prestadoras, mas eu compreendo mais ainda que há de fato aquelas críticas severas, eu faço coro, pelos órgãos de consumidor, que o público acima de 60 anos tem pouco habilidade eletrônica e que o letramento digital que o Brasil precisa também deve ser verificado", afirmou Aquino.