Cartão de crédito das mães é o mais emprestado para compras: 66%
Pesquisa Serasa Experian: quase a metade das fraudes no comércio se referem a bancos e ao uso de cartões
A maior parte das compras feitas com cartões de crédito "emprestados" é realizada com o "dinheiro de plástico" das mães dos compradores. Uma pesquisa da Serasa Experian apurou como se dão as compras em marketplaces com o emprego de cartões como meios de pagamento, e constatou que, das mais de 60 mil transações consideradas no estudo, 65,9% foram finalizadas com cartões das mães.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em segundo lugar na lista de preferência pelos parentescos dos possuidores de cartão, aparece a categoria "irmã/irmão" com não mais do que 14,9% do total. O parentesco menos comum nas operações foi "Outros", que inclui pais, netos e/ou sobrinhos. Veja na tabela a seguir os dados completos:
Contestação de compra
Pela pesquisa da Serasa Experian, os cartões de Avós(ôs) são os que têm as compras mais contestadas: 153,8% mais chances de contestações do que os cartões de filhos; em relação aos cartões das mães, o risco de ter a compra questionada é 73,7% maior para os avós.
Para o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da empresa, Caio Rocha, "quando uma transação on-line feita por cartão de crédito é contestada pelo titular é sinal de que uma fraude pode ter ocorrido. A solução ideal é que ambas as partes na transação comercial, o dono do cartão e as empresas, se protejam contra fraude em ambientes digitais para evitar prejuízos financeiros. Emitir cartões digitais temporários, por exemplo, é um bom caminho para os consumidores aumentarem a segurança em compras on-line", diz ele.
Quase metade das tentativas de fraude é relacionada a Bancos e Cartões: 45,5% do total. E o volume de incidentes com cartões cresceu 18% no último trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com a Serasa Experian.
Leia também