Inflação sobe 0,26% em setembro e acumula alta de 3,50% no ano
Resultado foi puxado, sobretudo, pelo aumento da gasolina no mês
Camila Stucaluc
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,26% em setembro. O dado, divulgado nesta 4ª feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa uma aceleração de 0,03 ponto percentual (p.p) em comparação ao mês anterior, de 0,23%. No acumulado do ano, a alta é de 3,50% e de 5,19% nos últimos 12 meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Assim como esperado, o resultado foi puxado pela alta de 2,8% da gasolina no mês, contribuindo para o 0,14 p.p no índice geral. Ainda no grupo de transportes, o aumento de 13,47% das passagens aéreas também contribuíram para o cenário, assim como a alta de 0,42% aplicada em ônibus intermunicipais de Salvador.
"A gasolina é o subitem que possui maior peso no IPCA. Com essa alta, acaba contribuindo de maneira importante para o resultado do mês de setembro", explica André Almeida, gerente do IPCA.
No grupo de Habitação, o segundo a contribuir para o aumento da inflação, a principal influência foi a energia elétrica residencial (0,99%), em decorrência dos reajustes aplicados em São Luís, Belém e Vitória. Outro item que contribui para o resultado foi a alta taxa de água e esgoto (0,2%). O gás encanado, por sua vez, registrou queda (-0,10%).
Leia também
+ BC receberá prêmio internacional por desenvolvimento do Pix
+ Empresas inadimplentes quitam quase a metade das dívidas em aberto
+ Produção de grãos pode chegar a 317,5 milhões de toneladas na safra 2023/24