Bancos e cartões enfrentaram uma fraude a cada 6 segundos em julho
Serasa Experian apurou que ao menos a metade das tentativas tem como alvo este setor de atividade

Guto Abranches
As tentativas de fraudes chegaram a 785.289 ocorrências no mês de julho: crescimento de 3,4% em comparação com o mês anterior. Os dados constam do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, divulgado nesta 2ª feira (25.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O setor de "Bancos e Cartões" foi o favorito dos criminosos, com 5 em cada 10 tentativas direcionadas ao segmento (51,5%). Em outras palavras, houve uma ocorrência a cada 6,6 segundos. Veja a evolução do indicador mês a mês:
Setores
Depois de "Bancos e Cartões" (51,5%), o setor "Serviços" (27,8%) foi o segundo colocado da lista; "Financeiras" (15,8%) em terceiro, "Varejo" (3,6%) e "Telefonia" (1,4%) completam o ranking.
"Além de se tratar de um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, o uso do cartão em compras via e-commerces e marketplaces também facilita a atuação de criminosos por não necessitar de senha -- modalidade conhecida como cartão não-presente. O consumidor precisa ficar atento às dicas para se prevenir de golpes e é também papel das empresas investirem em soluções que validem, por meio de cruzamento de informações, se quem está usando o cartão é de fato quem se diz ser", aponta o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Idade
No recorte por idade, os brasileiros entre 36 e 50 anos foram os alvos mais frequentes dos fraudadores em julho, com 35,8% das investidas. Quadro completo abaixo:
Regiões
As tentativas de fraude cresceram em todos os estados do país, exceto no Rio Grande do Sul, onde houve queda de 0,8%. A maior variação foi a do Distrito Federal, (8%) que pulou de 18.120 registros para 19.065.
No total, foram 3.631 tentativas de fraude por milhão de habitantes no Brasil. O Distrito Federal (DF) concentra a maior parte das ocorrências neste recorte (6.019), seguido por Santa Catarina (5.119) e Mato Grosso (4.931).
Leia também