Abertura de empresas em maio cai 1,8% , diz Serasa Experian
Em relação ao mês anterior, expansão é de quase 20%; Serviços é o setor com maior número de novos CNPJs
Guto Abranches
Os empreendedores brasileiros abriram 358.279 empresas em todo o país no mês de maio. O resultado é 1,8% inferior ao mesmo período de 2022. Dados divulgados nesta 3ª feira (22.ago) pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Na comparação com o mês anterior -- abril de 2023 -- a relação é de uma alta de 19,8%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dessas aberturas, metade das companhias (50,8%) estão localizadas na região Sudeste. São Paulo disparou entre as Unidades Federativas (UFs) do país, chegando à criação de 106.384 novos CNPJs. Logo atrás vieram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Em relação a natureza jurídica, os "Microempreendedores Individuais" (MEIs) responderam pelo maior percentual no período - 75,8%. As Sociedades Limitadas ficaram com 19,4%, e a modalidade Empresa Individual com 2,7%; "Demais" tiveram 2,2%.
"Uma vez que encontram uma ocupação, os brasileiros tendem a deixar o empreendedorismo em segundo plano", avalia o economista da Serasa Exerian, Luiz Rabi. E completa: "O indicador segue a tendência de queda na taxa de desemprego, que de acordo com estatísticas do IBGE, atingiu 8% no segundo semestre de 2023. Quanto à distribuição regional, é natural que o Sudeste lidere, uma vez que essa região abriga a maior parcela da população brasileira e engloba centros financeiros e de negócios".
Setores de empreendimento
Entre as diferentes áreas de atuação, o setor Serviços registrou 256.705 aberturas de novas empresas, bastante à frente dos demais setores. Confira os dados completos na tabela abaixo:
Leia também