Empresários brasileiros buscam negócios em encontro dos Brics
Evento ocorre em Joanesburgo, na África do Sul
Até o próximo dia 23 de agosto, cerca de trinta empresários brasileiros participam do Conselho Empresarial dos Brics, o Brics. O encontro ocorre em Joanesburgo, na África do Sul, que sedia a Cúpula dos Países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comanda a secretaria executiva do grupo de industriais. Mais de 90 empresários vão discutir sobre "a construção de posicionamentos do setor privado para os governos. O objetivo é fortalecer os laços econômicos e comerciais e ampliar os investimentos entre as comunidades empresariais do Brics".
"A importância do diálogo e da interação com os Brics é fundamental. Basta olharmos alguns números. Os Brics somam 42% da população mundial (3,2 bilhões) e representam 25% do PIB mundial (US$ 25,8 trilhões). Os investimentos diretos estrangeiros nesses países quadruplicaram na última década. São argumentos que por si só já justificam esse olhar mais atento ao bloco", explicou o presidente-eleito da CNI, Ricardo Alban.
O executivo também lembrou que os países dos Brics "possuem abundantes recursos naturais, com grandes reservas de petróleo, gás natural, minério de ferro, ouro, água e milhões de hectares cultivados com soja, milho e trigo, e produção animal, sobretudo no Brasil. Nosso principal parceiro é a China. Estamos de olho na Índia, que traz novos encadeamentos globais. Ainda temos as oportunidades na Rússia e na África do Sul", finaliza.
O Conselho Empresarial dos Brics reúne 25 empresas - cinco de cada país. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o objetivo é buscar "entendimentos governamentais para que as economias possam refletir aquelas decisões e ações estratégicas. Não existe forma de garantirmos um crescimento econômico sem ter um desenvolvimento social sustentável".
* Com informações da Confederação Nacional da Indústria