Publicidade
Economia

Pivotar é tornar-se um "resiliente e até um anti-frágil", define Janguiê Diniz

Fundador do grupo Ser Educacional é o convidado de João Kepler no 1° episódio do videocast 'Pivotando'

Imagem da noticia Pivotar é tornar-se um "resiliente e até um anti-frágil", define Janguiê Diniz
Janguiê e João Kepler no Pivotando
• Atualizado em
Publicidade

Da infância pobre em Naviraí, no Mato Grosso do Sul, à carreira no Ministério Público do Pernambuco, até a formação de um dos principais grupos educacionais do Brasil. A trajetória de vida do empresário Janguiê Diniz, fundador e presidente do grupo Ser Educacional, é o tema do primeiro episódio do videocast 'Pivotando: Dos Erros aos Grandes Acertos', publicado nesta 4ª feira (16.ago). 

Em conversa com João Kepler, Janguiê relembra acontecimentos que marcaram sua vida pessoal e profissional, e que ajudaram a forjar o empreendedor que é atualmente. Um processo, inclusive, que ele conta ter começado ainda na infância, quando começou a engraxar sapatos, aos 8 anos - e que considera ter sido sua primeira e mais importante "pivotagem". 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Pivotar é você sair de um status quo para mudar de vida, para superar obstáculos, superar adversidades. Então, para mim, se você perguntar: 'quando foi a sua grande virada, ou seja, sua grande pivotagem?' Eu digo que a maior foi a primeira. Porque, depois, tiveram grandes pivotagens, muitos fracassos, muitos erros na minha vida, muitas quedas, mas também muitas vitórias. Mas essa foi a primeira, porque eu mudei um status quo, eu mudei uma situação de pobreza", observa Janguiê Diniz. 

"Pivotar nada mais é do que superar adversidades, e você tornar-se um resiliente e até um anti-frágil".  

O empresário fala ainda sobre sua formação em Direito, e relembra importantes lições sobre determinação e resiliência que aprendeu durante o período em que aplicou para concursos públicos. 

"O preparo, a insistência, você insistir, você persistir, não desistir, foi o que eu fiz. São lições importantíssimas na vida de todo empreendedor, de todo ser humano. A constância, disciplina, compromisso com seu foco, com seu sonho, com você mesmo", destaca o empresário, que revela ter sido reprovado em diversos processos seletivos. 

A "pivotada" de Janguiê Diniz da magistratura para o mundo dos negócios, no entanto, é o grande o destaque do bate-papo. O empresário narra o período de transição entre as carreiras, da saída do Ministério Público do Trabalho à criação da faculdade Uninassau, e, a partir de seus próprios erros e acertos, dá dica importantes para quem está começando a empreender. 

"Eu me sinto como exemplo. Eu vim lá de Santana dos Garrotes, na Paraíba, filho de pais analfabetos. E por que é que eu conquistei coisas, fiz coisas, que gerasse valor para mim e para sociedade? Porque eu mudei minha mentalidade. Se eu tivesse aquela mentalidade do passado, fixa, limitada, eu não teria", argumenta o empresário. 

"Se você só estiver disposto a realizar o que é fácil, sua vida vai ser difícil... de insucesso e de pobreza. Vai ser mediana, para não dizer medíocre. Mas, se você estiver disposto a fazer o que é difícil, criar coisa, enfrentando sempre, empreendendo sempre, na vida e nos negócios, sua vida será fácil, de sucesso, e até de riqueza", conclui Jaguiê Diniz. 

Assista ao bate-papo completo com Janguiê Diniz no 1º episódio do 'Pivotando': 

O videocast 'Pivotando', com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade