Barbie X Oppenheimer: a batalha pelo futuro de Hollywood
Filmes estreiam no mesmo dia; Rivalidade nos memes reflete preocupação pelo futuro da indústria cinematográfica
A estreia dos filmes Barbie e Oppenheimer nos cinemas, marcada para esta 5ª feira (20.jul), reflete não só o poder das redes sociais e do marketing como também demonstra uma tentativa de estúdios norte-americanos em manter a atração pelas salas de cinema.
Por que isso importa: A estreia dos longas no mesmo dia rendeu memes que invadiram a internet brincando com a temática oposta dos filmes: enquanto Barbie retrata o mundo da boneca mais popular do mundo, Oppenheimer conta a história do inventor da bomba atômica. A disputa gerou até um nome para o evento: "Barbenheimer"
? mel (@meltedvideos) July 12, 2023
Barbenheimer. 2023 ??#Barbie #Oppenheimer pic.twitter.com/aeKpxE1qH9
? JustRalphy (@JustRalphyyy) July 3, 2023
1 ingresso pra 1 ingresso pra
? Motorsport Brasil (@Motorsport_br) July 18, 2023
oppenheimer Barbie
prfvr ? prfvr ? pic.twitter.com/FPpL2K6JmV
Projeções mostram que o filme da boneca deve arrecadar o dobro que o do físico no primeiro fim de semana.
- Barbie - Previsão de aprox. U$ 100 milhões
- Oppenheimer - Previsão de aprox. U$ 50 milhões
Streaming x Cinema: A pandemia foi um grande divisor de águas no mercado cinematográfico. Com o fechamento das salas de cinema, estúdios investiram pesado nos serviços de streaming, como Netflix, HBO e Disney, o que acelerou a mudança no perfil de consumo.
A arrecadação dos cinemas chegou a $ 26 bilhões de dólares no ano passado, um aumento de 27% em relação a 2021. Mesmo assim, está 35% abaixo da média pré-pandemia. Para comparação, em 2022, a maior empresa de streaming, Netflix, teve uma receita de US$ 31,6 bilhões, com 230,7 milhões de assinantes.
No Brasil, a Ancine mostrou que apesar de recuperar parte do público da pandemia (em 2022 o público total (95,1 milhões) cresceu 82%), o número de salas abertas está em 3.401, valor inferior a 2019, quando o Brasil contava com 3.507 salas.
Greve em Hollywood: Apesar de cada vez mais lucrativos, a ascensão dos serviços de streaming não significou aumento de salários em Hollywood. Motivo para uma greve sem precedentes de roteiristas e atores. Um dos fatores que contribuem para a paralisação é a falta de pagamento dos "residuais", verba que cada profissional recebe por uma exibição repetida - o que não acontece mais na era do streaming.
Barbie girl: A estreia de Barbie no Brasil se tornou a maior pré-venda do estúdio Warner no Brasil. Apesar de ser um filme licenciado de uma grande marca, Barbie conta com outros atrativos aos cinéfilos. Além do elenco de peso (Margot Robbie, como Barbie, e Ryan Gosling, como Ken), o filme é dirigido por uma diretora aclamada, Greta Gerwig, que saiu do cinema indie para as grandes produções. Gerwig foi indicada ao Oscar em 2018 por "Lady Bird".
A estrela que dá vida à Barbie, Margot Robbie brincou com a estreia casada: "É a dupla perfeita".
Pai da bomba: Oppenheimer é um filme biográfico sobre o inventor da bomba atômica Julius Robert Oppenheimer. Ele é dirigido por Christopher Nolan, indicado ao Oscar por "Dunkirk", de 2017 e é estrelado por Cillian Murphy, que também comentou a estreia dupla:
"Eu mal posso esperar para ver Barbie. Eu amo Margot Robbie, eu amo Ryan Gosling e eu quero vê-los. Não sei sobre o que é a discussão, mas não tenho uma grande opinião sobre tudo também. Meu conselho para as pessoas seria o de que elas fossem ver ambos os filmes no mesmo dia. Se são bons filmes, o cinema ganha com isso".