Publicidade
Economia

Pedidos de recuperação judicial crescem 105% em maio, diz Serasa Experian

Micro e Pequenas empresas foram as mais impactadas: "Serviços" foi o setor com maior aumento nas requisições

Imagem da noticia Pedidos de recuperação judicial crescem 105% em maio, diz Serasa Experian
Recuperação Judicial
• Atualizado em
Publicidade

Os pedidos de recuperação judicial cresceram 105,2% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado consta da pesquisa do Indicador de Recuperação Judicial e Falências da Serasa Experian, divulgado nesta 2ª ( 26.jun). 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em maio, total foi de 119 requerimentos. De acordo com o levantamento, as Micro e Pequenas Empresas foram as mais impactadas: foram 68 requerimentos, ante 36 em maio de 2022, o que representa uma alta de 88%. Veja na tabela a seguir os dados completos: 

"Para que possamos mudar a realidade das MPEs, que são as locomotivas da economia brasileira, precisamos investir em uma política de educação financeira, a fim de mostrar que existem formas de aumentar a longevidade e a saúde dos negócios no país", avalia o Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas (PME) da Serasa Experian, Cleber Genero,

Setores e impactos

O setor de "Serviços" registrou a maioria das requisições: 54 no total. É um aumento de 93% em relação ao índice correspondente, em maio do ano passado. Sobre o mês de abril deste ano (39), a alta é de 38%. Em segundo lugar veio o setor "Comércio", com 38 ações em maio deste ano. Abaixo o ranking completo. 

"Há uma dificuldade das empresas em manterem as contas em dia e isso inclui renegociar com os credores, algo que impacta diretamente na sobrevivência dos negócios. A desaceleração econômica também é sentida na dificuldade de geração de caixa das empresas e faz com que seja necessária uma atenção maior na sua gestão" - Luiz Rabi, economista Serasa Experian 

Falências

Mais de 120 empresas pediram falência em maio

Em maio, os pedidos de falência também registraram crescimento em relação ao mesmo período de 2022 (61,3%). O total foi de 121 requisições, com maioria (73) demandada pelas Micro e Pequenas Empresas, seguidas pelas Médias Empresas (25) e, por fim, as Grande Empresas (23). No recorte de falências por segmentos, a maior parte foi das empresas de "Serviços" (54), depois "Comércio" (39) e "Indústria" (28) por fim. 

Ajuda 

A Serasa Experian disponibiliza a ferramenta "Saúde do Seu Negócio" de forma gratuita, para que o empresário consulte como anda a situação legal de seu empreendimento. Uma das dicas, segundo a especializada, é monitorar sempre o Score de crédito da empresa por meio desse dispositivo. Outra dica é investir em recuperação de crédito com os clientes e renegociação de dívidas com os fornecedores. 

A inadimplência dos consumidores é outro fator a influenciar na dificuldade das companhias em pagar suas dívidas: elas sofrem por não receberem de seus próprios clientes. E a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes tem recursos de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. A dica é procurar mais informações disponíveis na página oficial da Serasa Experian

Leia também 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade