Intenção de consumo avança 2,6% em junho e mantém trajetória de crescimento
Resultado foi influenciado por queda da inflação e maior oferta de trabalho
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 2,6% em junho, mantendo a trajetória de crescimento pelo terceiro mês consecutivo. A queda da inflação além do esperado e o mercado de trabalho aquecido auxiliaram no resultado.
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Segundo a CNC, todos os indicadores avançaram nas comparações mensal e anual, aproximando o índice da zona favorável - acima dos 100 pontos. A perspectiva profissional foi o indicador com a maior alta em junho (4,9%), alcançando 122,3 pontos, refletindo a maior satisfação com o emprego em meio ao aumento da geração de vagas.
Com isso, o otimismo na intenção de consumir avançou em todas as faixas de renda. A alta mais expressiva foi entre consumidores de rendas médias e baixas, de 3,1%, enquanto os consumidores de renda alta registraram 2,2%.
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"Os dados da ICF mostram que os brasileiros estão mais confiantes no futuro do emprego, especialmente os de menor renda e as mulheres, que foram os mais afetados pela crise econômica", afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. "No entanto, ainda há obstáculos para a retomada do consumo, como o alto nível de endividamento e a restrição do crédito, que impactam principalmente a compra de bens duráveis", pondera.