Feira em SP abre espaço para múltiplas culturas dos refugiados no país
A programação inclui shows, gastronomia e manifestações étnicas de vários povos
Guto Abranches
Quem quiser fazer tranças nos cabelos na vibe dos africanos de Camarões; assistir a um show de música árabe com o grupo Nahawand; ou ainda aprender um pouco da caligrafia árabe, tem um endereço multicultural - e multiatividade - em São Paulo neste fim de semana. No sábado (24.jun) e domingo (25.jun), essas e muitas outras opções estarão disponíveis ao público na Feira Étnica da Adus, no Shopping Center 3, com entrada gratuita. A iniciativa terá também culinária e artesanato típicos dos refugiados da Síria, Camarões, República Democrática do Congo, Palestina, Colômbia, Sudão e África do Sul.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O encontro tem na programação shows, oficinas culturais, gastronomia e venda de produtos artesanais de países da África, Oriente Médio e América Latina. A Feira Étnica da Adus busca dar visibilidade para os refugiados trazerem suas matrizes culturais e memórias afetivas, em encontros que ampliam suas redes de relacionamentos.
Entre as atrações do sábado, está o grupo Nahawand, ao meio-dia. Criado pela cantora sírio-palestina Oula Al-Saghir, o repertório inclui músicas tradicionais árabes da Síria, Palestina, Egito e Líbano. O nome Nahawand remete às escalas musicais da música árabe tradicional. No mesmo dia, as oficinas incluem, às 16h, tatuagem de henna, do Sudão.
No domingo, os shows começam ao meio-dia, com Ezezi Zuli, que reúne músicos de Angola e Cabo Verde. Nas oficinas, uma das atrações é a amarração de turbantes, no estilo da República Democrática do Congo, às 14hs. Para participar das oficinas, também gratuitas, é preciso se inscrever no link da bio do perfil do Instagram do Instituto Adus: @adusbrasil.
"A Feira Étnica Adus acontece na Avenida Paulista, coração dessa gigantesca metrópole que é São Paulo", comenta Marcelo Haydu, diretor do Instituto. "Assim conseguimos dar muito mais protagonismo para as pessoas refugiadas, alcançando gente com pouco ou nenhum contato com a cultura de outros países."
"Para o Shopping Center 3 é uma honra sediar um evento com essa multiplicidade de idiomas e países porque reafirma nossa vocação para as manifestações artísticas dos mais variados perfis, além da inclusão social, outro ponto central na nossa ótica", diz Mara Romiti, diretora de marketing do empreendimento.
A Feira Étnica Adus tem realização do Ministério da Cultura, é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura.
Mais sobre a Adus
O Instituto Adus, fundado em 2010, é uma organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, por meio de acolhimento e proteção, capacitação e intermediação junto a empresas para colocação profissional, e ensino de português. Ao longo de mais de 11 anos de trabalho, mais de 5 mil alunos já passaram pelas aulas de português; mais de 1.500 refugiados foram capacitados; mais de 650 foram inseridos no mercado de trabalho; e mais de 2 mil receberam a orientação jurídica necessária para superar as barreiras culturais que os separam de sua integração plena.
Serviço
O que: Feira Étnica ADUS
Quando: 24 e 25 de junho
Onde: Shopping Center 3 - Corredor Frei Caneca do Shopping Center 3 - Av. Paulista, 2064, Cerqueira César, tel: 3285-2458
Entrada: grátis
Sábado: 10h às 22h
Domingo: 10h às 20h
- Shows
Sábado
12h - Nahawand - Palestina
15h - Centro de Estudos Culturais da Guiné - Guiné Bissau
17h - Fran Castellar - Venezuela
Domingo
12h- Ezezi Zuli - Angola e Cabo Verde
15h - Os Escolhidos - República Democrática do Congo
17h - Sham - Síria
- Oficinas culturais
Sábado
11h - Bijuterias - Colômbia
14h - Tranças - Camarões
16h - Tatuagem de henna - Sudão
Domingo
11h - Bordado palestino - Síria
14h - Amarração de turbantes - República Democrática do Congo
16h - Caligrafia árabe - Palestina
Horários de funcionamento do shopping
Segunda a sábado das 08h às 22h
Domingos e feriados das 10h às 22h
Leia também