Publicidade
Economia

Após 20 anos, Cade encerra processo de compra da Garoto pela Nestlé

Justiça estabelece condições para definir acordo que permite à multinacional absorver marca brasileira

Imagem da noticia Após 20 anos, Cade encerra processo de compra da Garoto pela Nestlé
Compra Garoto
• Atualizado em
Publicidade

Vinte anos depois da compra, a Chocolates Garoto é da Nestlé. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) liberou a aquisição depois de um processo que durava desde 2002. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A compra aconteceu naquele ano, mas acabou barrada pelo Conselho. Após uma sucessão de recursos e bloqueios, a Justiça determinou, em 2009, que a compra fosse julgada novamente. Nesta 4ª (7.jun), os conselheiros concordaram em definir novas condições para o fechamento de um acordo com a Nestlé, que ainda tem de ser oficializado.  

Estão entre as condições impostas à multinacional suíça:

- A Nestlé deve informar ao Cade suas novas aquisições 

- A empresa deverá observar uma limitação nas futuras aquisições: nenhuma poderá exceder 5% do mercado nacional de chocolates 

- A empresa não poderá atuar em questões que envolvam tributos para importação por outras companhias nem dificultar o acesso de empresas do setor ao mercado nacional

- A produção na unidade da Garoto em Vila Velha (ES) deve ser mantida 

Mercado nacional de chocolates

À época da negociação entre as empresas, a Garoto detinha cerca de 24% do mercado nacional de chocolates. A Nestlé tinha 31%. No cenário atual, a participação das empresas em conjunto seria de cerca de 50%, devido a mudanças no mercado nacional -- o surgimento de novas grifes brasileiras de produção de chocolates -- e às entradas de novas marcas no Brasil. 

Leia também 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade