Publicidade
Economia

Atividade do comércio cai 0,4% em abril, diz Serasa Experian

É a quarta queda seguida no ano e o acumulado só em 2023 chega a - 1,8%

Imagem da noticia Atividade do comércio cai 0,4% em abril, diz Serasa Experian
Atividade comercial sofreu a quarta queda consecutiva em 2023
• Atualizado em
Publicidade

O mês de abril teve redução da atividade do comércio físico nacional de 0,4% em comparação ao mês anterior. É a quarta queda seguida só neste ano. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A última alta do índice foi em dezembro do ano passado, 1%, já bem é menor do que os 2,2% registrados em novembro de 2022. De janeiro até agora, os resultados da pesquisa apontam queda acumulada de 1,8%, pelos cálculos da área de economia da Serasa Experian. Na comparação anual, em face do desempenho positivo em vários meses, apurou-se uma alta acumulada de 5,6%, diz a Serasa Experian. 

-
Variação da atividade comercial no período de um ano | Serasa

O ritmo lento da economia é avaliado pelo economista Luiz Rabi, que atua no Serasa, como indicador de comportamento constante para o ano inteiro. "Temos observado oscilações mínimas, que podem ser consideradas uma estabilidade. A longo prazo, especialmente quando sentirmos melhora nos índices de inadimplência, isso refletirá positivamente no comércio, que deve alavancar a retomada econômica", diz Rabi. 

Pontos positivos

Entre os setores sob acompanhamento, três tiveram crescimento de atividade. O segmento de Supermercados, Hipermercados , Alimentos e Bebidas subiu 1,4% em abril passado, maior alta. Em segundo lugar veio Móveis e Eletrodomésticos, com 1,1%. Já a maior queda foi na área de Veículos, Motos e Peças: 4,8%. Veja a tabela. 

-
Comparação da atividade comercial entre março de 23 e abril de 23 | Serasa

Leia também:

+ Governo só será possível com redução da taxa de juros, diz Pacheco

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade