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Economia

Para superar crises, descubra quais recursos precisa, quais já possui, e formas de conseguir os que não tem

A implementação de ações de melhoria proporcionará obtenção de recursos ainda não presentes na empresa

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O processo de entendimento garante a descoberta da situação atual, para compará-la com cenários desejados | Unsplash
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A implementação de ações de melhoria proporcionará obtenção de recursos ainda não presentes na empresa, captação financeira, renegociação de passivos, incremento de resultados operacionais. As pessoas estarão engajadas, clientes com expectativas atendidas, e haverá espaço para negociar condições de pagamento com fornecedores.  Ao final, a empresa terá mais chances de sair da crise.

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Para descobrir quais recursos são necessários para contornar a crise, analise como a empresa chegou naquela situação: (i) o que não deu certo? (ii) em que ponto erramos? (iii) como podemos melhorar? Nesse processo de entendimento você irá descobrir a situação atual, e compará-la com cenários desejados.

À medida que essa atividade é realizada, você definirá os recursos necessários para a superação, e como obtê-los. Estes podem incluir capacidades técnicas, recursos humanos, recursos financeiros, processos, matérias-primas, tecnologia, entre outros.
Pode ser necessário trazer mais talentos, com experiência e capacidade técnica, desenvolver novos fornecedores, novos mercados ou novos produtos e processos, buscar novos parceiros comerciais, terceirizar parte produção, buscar novas fontes de financiamento. Esse mapeamento fará parte do plano de completo de superação de crise, com ações bem estruturadas.

Aloque seus recursos (internos ou externos) nos seus pontos fortes e blinde seus pontos fracos, se preparando para atuar contra as ameaças e para aproveitar as oportunidades de mercado. Abaixo descrevo, de forma geral, os principais pontos de atenção, para sua reflexão.
 
    1. Recursos humanos -- pessoas e capacidades técnicas 

Dependendo da situação da empresa, os holofotes estarão voltados para um ou outro departamento. Independentemente da área, serão as pessoas que protagonizarão a mudança, em paralelo ao gerenciamento das suas rotinas diárias. Serão elas que irão "virar o jogo".

O plano de superação de crise identificará quais habilidades técnicas e quais recursos humanos a empresa possui. Com este mapeamento, você deverá entender se as pessoas da empresa estão dispostas a "comprarem a briga" da mudança, se possuem motivações e habilidades comportamentais para suportarem o processo.

Pode ocorrer (ainda que improvável) que a empresa já possua pessoas certas com habilidades condizentes. De todo modo, estabeleça o nível de energia e ritmo de entregas, diariamente. Na maioria dos casos, você precisará buscar ajuda externa, seja contratando diretamente, ou como consultoria.

As novas pessoas do time devem estar focadas em resultados. À medida que você desligar pessoas não comprometidas, e novas contratações forem se acumulando, o engajamento pela obtenção dos resultados emergirá naturalmente. 

    2. Recursos reputacionais -- confiança dos clientes e dos fornecedores

O maior patrimônio de uma empresa é a confiança dos clientes e fornecedores. Dedique atenção para garantir a perpetuação dos relacionamentos, que provavelmente estarão deteriorados pela crise.

As pessoas das linhas de frente precisam estar orientadas com informações e com discurso alinhado. Ter a confiança deles será fator determinante para a aceitação de determinadas estratégias de saída da crise, e na retomada do crescimento.

Pratique comunicação transparente, para que clientes e fornecedores saibam o que está ocorrendo. Demonstre o respeito e a seriedade sobre como os problemas estão sendo enfrentados.

    3. Recursos financeiros -- negociação de passivos e novas captações 

Uma causa comum de crise é o desequilíbrio entre a geração de caixa operacional e financeira. A empresa por vezes não gera caixa para pagar suas dívidas. Daí a necessidade de captação de novas fontes de financiamento, e readequação das dívidas existentes. Tais recursos financeiros podem ser obtidos de algumas formas:

a. Redução do capital de giro: aumente o prazo de pagamento aos fornecedores e reduza o prazo de recebimentos junto aos clientes, otimize os estoques (matéria-prima, em produção e produtos acabados), a fim de liberar capital para outras necessidades da empresa.

b. Venda de ativos: venda ativos obsoletos ou não estratégicos, ou, venda ativos e alugue-os de volta, para fazer caixa de curto prazo.

c. Restruturação das dívidas: independente do fato gerador, a dívida precisará de readequação. Isso envolve negociações (judiciais ou não) para alongar prazos, reduzir taxas e saldos. O apoio dos credores é importante, eles precisam ter seus interesses conciliados para aceitarem sua proposta. Demonstre de maneira técnica os motivos pelos quais a empresa não tem condições de arcar com a estrutura atual de pagamento.

d. Captação de novos recursos: para financiar as operações e o "furo de caixa" até que as demais ações comecem a surtir efeito, recorra a novas fontes de financiamento, junto a bancos, FIDCs ou outros parceiros. Tenha claro para que você precisa do recurso, e como irá usá-lo, e pagá-lo de volta, para não aumentar seu problema.

    4. Recursos operacionais -- eficiência operacional e novos fornecedores/clientes
Identificar recursos operacionais é essencial. Tais recursos envolvem fornecedores, matérias-primas, processos, tecnologia, entre outros. 

a. Gestão operacional: maximize a eficiência da utilização dos ativos da empresa. Realize cortes de pessoal, revise contratos, precifique corretamente, reveja custos e margens, ente outras ações. Todo redesenho de processo, administrativo ou de fábrica, precisa ocorrer sem interrupções. Caso não tenha conhecimento para tal, procure ajuda externa.

b. Alocação de recursos: aloque recursos em ações estratégicas para reconstrução do caminho que levará a empresa para fora da crise. Aumente o controle da produção com planejamento, estabilize o ritmo de produção, reduza desperdícios e custos, adicione produtividade, controle anormalidades. 

c. Redução de dependência: estrategicamente, reduza a dependência e concentração em clientes ou fornecedores, pulverizando seu risco. Avalie a terceirização de parte de produção, com parceiros que proporcionem, de forma segura, a continuidade das operações. 

    5. Recursos de informações ? decisão sem dados é chute
Tome decisões com base em fatos e dados. Promova a implantação de ferramentas de informação para ajudar na gestão. Extraia informações que suportem planos de ação, iniciativas e projetos de melhoria. Pratique gestão técnica e rápida, com indicadores, sem excesso de burocracias, favorecendo a rapidez da chegada dos resultados ao caixa. 
Numa empresa em crise, o principal recurso é o caixa, e você deve permear e aplicar esse conceito em todos os departamentos, não só nos seus discursos.
Todos na empresa devem ter essa prioridade, mesmo que para isso tenham que refazer planejamentos e análises já tidas como concluídas.
Estas são oportunidades para monitorar o engajamento das equipes e identificar se há necessidade de substituição de colaboradores. O fluxo de caixa saudável e sem surpresas possibilitará alocação de recursos em iniciativas e projetos que tirarão a empresa da crise. 
 

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