Chocolate acumula alta de quase 14% desde a última Páscoa
Mesmo com o aumento, vendas no varejo devem crescer cerca de 3%
Gabriela Lerina
O varejo deve vender quase R$ 2,5 bilhões nesta Páscoa, um crescimento de 2,7% em relação ao ano passado, meso com a alta nos preços. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
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O carro-chefe da data, o chocolate, acumula alta de quase 14% em relação à Páscoa passada. O maior aumento dos últimos 10 anos.
Já bombom, barra, coelhinho, itens típicos da páscoa tiveram reajuste de 8,1%, segundo pesquisa.
"Eles crescem muito acima da inflação. E aí o poder de compra das pessoas fica mais limitado em termos de consumo desse tipo de bens", afirma a economista Patrícia Palermo.
Outro item que ficou mais caro é o bacalhau, produto tradicional do almoço da sexta-feira santa. Uma alta de 5,4% na comparação com o ano passado.
"A gente só vai conseguir de fato manter o nosso poder de compra, com capacidade de acessar mais produtos e serviços, quando a gente controlar a inflação e a gente conseguir crescer de maneira mais contínua", diz a economista.
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