Taxa de desemprego sobe e atinge 8,6% dos trabalhadores
Pnad Contínua aponta 18,8% de pessoas subutilizadas no trimestre encerrado em fevereiro
O número de pessoas desempregadas aumentou no Brasil entre dezembro e fevereiro deste ano, na comparação com o trimestre anterior (de setembro a novembro de 2022). A taxa de desocupação subiu 0,5% e atinge 8,6% da população. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) divulgada nesta 6ª feira (31.mar) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Hoje o Brasil tem 9,2 milhões de pessoas desocupadas, segundo os dados da pesquisa. Um crescimento de 5,5% ou 483 mil trabalhadores que perderam as atividades. Na comparação com o trimestre anterior, a quantidade de trabalhadores ocupados (98,1 milhões) diminuiu 1,6% (menos 1,6 milhão de pessoas). Mas, na comparação com igual período do ano passado, houve crescimento de 3%.
A Pnad também levantou a quantidade de trabalhadores subutilizados e constatou que o percentual (18,8%) ficou estável em relação ao trimestre de setembro a novembro de 2022 (18,9%). A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas (5,1 milhões) caiu 12,4% (menos 719 mil pessoas) ante o trimestre anterior.
Desalentados
O número de desalentados, queles trabalhadores que já desistiram de procurar emprego, ficou estável em 4 milhões de pessoas. O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (sem considerar trabalhadores domésticos) foi de 36,8 milhões, e ficou estável na comparação com o trimestre anterior e cresceu 6,4% (mais 2,2 milhões de pessoas) na comparação anual.
Leia mais:
+ Mutirão Nacional para renegociar dívidas termina hoje
+ Governo Central arrecadou R$ 37,76 bi a mais do que gastou
+ Governo federal anuncia concessão de visto temporário para haitianos
+ Trabalhador idoso é resgatado de situação análoga à escravidão no RS