Amaggi troca a presidência do Conselho de Administração
Em 2022, a empresa comercializou cerca de 18,6 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.
A maior empresa brasileira da cadeia de grãos e fibras, a Amaggi, vai trocar o presidente do Conselho de Administração. Depois de 12 anos na função, Pedro Jacyr Bongiolo deixará o cargo no mês de junho próximo. Ele completou em novembro passado 44 anos na empresa, onde começou como auxiliar de escritório. Assumiu a presidência executiva em 2002, onde permaneceu por nove anos até aceitar o convite para presidir o Conselho de Administração. "Tenho como objetivo me dedicar a projetos particulares, além de reservar mais tempo para mim e para minha família", explica o empresário, de 62 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Trajetória
Quando Pedro Jacyr assumiu a presidência executiva, a companhia tinha 2 mil colaboradores. Hoje esse número se aproxima de 10 mil pessoas em todo Brasil e no exterior. Jacyr esteve presente em momentos marcantes da Amaggi: o primeiro bilhão faturado, a abertura do primeiro escritório internacional, o estabelecimento de processos de governança inovadores, o posicionamento da empresa como referência em ESG, entre outros. O novo executivo a ocupar o cargo é Sergio Luiz Pizzatto, há 29 anos na companhia e depois de exercer uma série de postos executivos.
Sobre a Amaggi
Fundada em 1977, a Amaggi é a maior empresa brasileira da cadeia de grãos e fibras. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável. Com sede em Cuiabá (MT), a Amaggi está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa está na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai e Suíça.
A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A Companhia tem uma base de relacionamento comercial de seis mil produtores rurais e, em 2022, comercializou cerca de 18,6 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo. A empresa compra grãos de produtores parceiros e vende depois.
Leia também
+ População global deve atingir pico de 8,5 bilhões de pessoas até 2050