Servidores federais aceitam reajuste salarial de 9%
Representações dos funcionários públicos formaram maioria a favor da proposta enviada pelo governo
SBT News
Mais da metade dos sindicatos dos servidores federais aceitou a proposta do governo de reajuste linear de 9% no salário da categoria. A aprovação da proposta foi referendada em plenária nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), na 6ª feira (17.mar). A entidade, que representa 80% do conjunto dos servidores do Executivo, destacou que a categoria está sem reajuste desde 2017. O congelamento, assim como a correção, afeta os servidores aposentados que recebem em paridade com quem está na ativa.
O governo também propôs um aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação. Com a correção, os valores vão passar para R$ 658. A proposta, segundo a confederação, deve beneficiar cerca de 1 milhão de servidores. O documento partiu do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na última 3ª feira (14.mar), assinado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça.
A sugestão do governo orienta para a correção sobre toda a remuneração dos servidores e será paga a partir do salário de maio, pago em junho, sem retroativo. Para garantir o pagamento, o governo precisa enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar o Orçamento da União. Ainda não há previsão para o envio do texto.
Leia mais: