Publicidade
Economia

Produção de veículos aumentou 5% em janeiro, diz Anfavea

Crescimento foi considerado "tímido" pela entidade

Imagem da noticia Produção de veículos aumentou 5% em janeiro, diz Anfavea
Montagem de veículos em fábrica (Divulgação)
• Atualizado em
Publicidade

Foram produzidos 152,7 mil automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus em janeiro no Brasil, 5% a mais do que no mesmo mês em 2022, segundo balanço divulgado nesta 3ª feira (7.fev) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conforme a entidade, "uma explicação para este crescimento tímido é que neste ano a maioria das fábricas deu férias coletivas". "Nos anos anteriores, essas férias haviam sido antecipadas por paradas de fábricas em meses de escassez de itens como semicondutores. Mas o número deste primeiro mês é espacialmente baixo se levarmos em conta que antes da pandemia se produzia perto de 200 mil unidades no mês inaugural", explica. A Anfavea relembra ainda que, no primeiro mês do ano passado, a crise dos semicondutores "estava mais aguda" e havia uma onda de infecções pela variante ômicron do coronavírus no país.

Em relação aos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, houve 142,9 mil em janeiro de 2023, uma alta de 12,9% frente ao registrado no mesmo período em 2022. "Se não fosse a limitação de produção, a Anfavea estima que teria havido uma venda adicional de 20 mil unidades em janeiro de 2022, o que significaria um patamar idêntico ao de janeiro de 2023. Ou seja, um cenário de estabilidade e não de crescimento", ressalta o comunicado da entidade.

De acordo com o presidente da associação, Márcio Leite, no último mês, "o problema do setor automotivo foi mais de demanda do que de oferta. O ano começa com o mercado automotivo desaquecido, em função das crescentes dificuldades de crédito e do clima de incertezas sobre o desempenho da economia em nível nacional e global".

Exportações

O Brasil exportou 33 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em janeiro último, número 19,3% superior ao do mesmo período do ano passado e o melhor para o mês nos últimos cinco anos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade