Fávaro: Brasil pode aumentar exportação de carne para China e Indonésia
Países habilitaram plantas frigoríficas brasileiras de carne bovina e de aves para compras
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, anunciou nesta 4ª feira (18.jan), que a China autorizou a volta da importação de carne produzida por três plantas frigoríficas brasileiras, que estavam suspensas. O Brasil estava, desde 2019, sem conseguir novas habilitações dos chineses .
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o ministro, estão reabilitadas as empresas de aves Belo Alimentos e São Salvador Alimentos, e o abatedouro de carne JBS Mozarlândia. Fávaro reuniu-se com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta 4ª feira (18.jan), no Palácio do Planalto.
A Indonésia fez o mesmo movimento e liberou a importação de carne bovina de novas 11 plantas frigoríficas nacionais. Em 2022, o Brasil vendeu para o país 20,6 mil toneladas de carne, no valor de US$ 110,4 milhões.
"Essa é uma excelente notícia, porque é sinal que a credibilidade brasileira voltou a crescer. São ações que aconteceram nas últimas horas, que mostraram que o mundo voltou a acreditar no Brasil, que as oportunidades de emprego vão voltar", declarou Fávaro, em conversa com jornalistas.
O Egito também acaba de habilitar a importação de algodão brasileiro. O processo começou em 2006, mas só agora está sendo concretizado.
O ministro disse acreditar que o fim dessas travas tem influência na credibilidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mundo. "O mundo voltou a olhar para o Brasil", afirmou.
Leia também: