Shopping centers registram crescimento de 5,9% nas vendas de Natal
Levantamento da Abrasce aponta deflação como principal influência; ticket médio ficou em R$ 205
Camila Stucaluc
Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontou que, durante o Natal, as vendas nos estabelecimentos registraram um crescimento de 5,9%. O resultado, divulgado na 5ª feira (29.dez), superou as expectativas da entidade, que esperava o aumento de apenas 4%. No total, foram faturados R$ 5,6 bilhões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ticket médio registrado foi de R$ 205, o que também representou um aumento de 8,5% em relação ao ano passado, quando o setor registrou um valor médio R$ 189. As lojas de rua, por sua vez, contabilizaram um ticket médio de R$ 105, o que significa um aumento de 2,9% frente ao ano anterior - R$ 102.
Segundo a Abrasce, o resultado positivo das vendas no Natal acontece em meio à deflação, que abriu espaço no orçamento familiar para consumo de bens, além de contribuir para a elevação da confiança dos consumidores.
+ Governo divulga calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para 2023
"Além disso, a expansão das vagas de trabalho, que traz aumento para a massa de rendimentos do trabalhador, possibilita a aquisição de mais itens. Aliada a isso, a recuperação no fluxo de visitantes também colaborou intensamente para os bons resultados do Natal", acrescentou Glauco Humai, presidente da entidade.