Publicidade
Economia

Fator G: a governança pode ser a maior estratégia para uma crise de imagem

Especialistas debatem como a Vibra Energia saiu mais forte de um dos maiores escândalos de corrupção do país

Imagem da noticia Fator G: a governança pode ser a maior estratégia para uma crise de imagem
Stânia Moraes e Pablo Valler
• Atualizado em
Publicidade

O Foco ESG desta 4ª feira (28.dez) vai concluir as análises sobre cada fator da sigla. O G, de governança, será debatido por dois grandes especialistas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Stânia Moraes é conselheira empresarial e co-fundadora do Women Finance Leaders Group (W-CFO), um grupo de mulheres que incentiva outras a buscarem cargos de alta liderança.

"Eu acho que o ESG trouxe um pouco mais de robustez ao processo de governança, porque, quando eu estou falando dessa governança desde os anos de 1998, 2000, a gente estava preocupado com a governança dos números. A gente buscava a acuracidade, a gente buscava veracidade, transparência dos números, dos relatórios financeiros. O ESG trouxe a transparência um pouco mais ampla. Trazendo para a governança toda essa questão da diversidade, e também a questão do ambiente", argumenta Stânia.

José Romão é doutor em Direito e diretor de integridade da Vibra Energia, negócio de distribuição de combustíveis que até pouco tempo era chamada de BR Distribuidora.

Ligada à Petrobras, a empresa esteve envolvida nos escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava-Jato. Mas, também é um exemplo de reestruturação em governança, uma prova de que a transparência garante grande valorização no mercado financeiro.

"Como é que empresas respondem, assumem a responsabilidade do combate à corrupção? Criando programas de integridade que sejam efetivos. E esses programas têm 3 grandes focos opilares. A prevenção, treinando os funcionários, estimulando a conduta correta, disseminando códigos de conduta ética; detectando os desvios; e punindo severamente eventuais desvios, responsabilizando e, até mesmo, remediando situações que tenham impacto na sociedade", explica Romão.

Foco ESG é disponibilizado toda 4ª feira às 11h, pelo SBT News, no YouTuve e plataformas de videocast e podcast. Assista agora ao 4º episódio:

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade