Principais itens escolhidos para presentes de Natal acumulam alta de 20%
Além de roupas e brinquedos, produtos típicos da ceia natalina também encareceram
Os principais itens de consumo para presentes de Natal acumulam, nos últimos 12 anos, alta de 20%. Os dados, divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apontam para o setor de vestuário como o que sofreu mais variações (27%), sobretudo devido ao encarecimento da produção.
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Os brinquedos, por sua vez, registraram aumento de 20,06% nos preços, enquanto os setores de perfumes e maquiagem contaram com o reajuste de 11,54% e 9,31%, respectivamente. Joias e bijuterias, assim como relógio de pulso, apontaram altas de 5%. Por outro lado, a TV, item bastante procurado durante a pandemia, teve queda de 7%.
Segundo a FecomercioSP, outro item que contabilizou aumento foram os produtos e ingredientes típicos da ceia de Natal, que estão 15,61% mais caros em 2022 do que um ano atrás. A cebola foi o item que mais subiu (137,74%), resultado dos problemas climáticos e da redução da oferta no país, seguida pela batata inglesa (22%) e pelo ovo (19%).
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Alimentos que podem compor a entrada ou a sobremesa do cardápio natalino também estão mais caros: as frutas aumentaram 35,21%, e o queijo, 13,92%. Para a receita da tradicional rabanada, o consumidor também terá de desembolsar mais neste ano: o leite longa vida subiu 26,04% e o pão francês, 19,48%.